...

No início dos anos 80, o Canil Ipeúna iniciou suas atividades na criação especializada da raça pura Fila Brasileiro, adquirindo do Canil Samor o seu primeiro exemplar chamado "QUIRIMAU DE SAMOR", inesquecível amigo fiel, companheiro e carinhoso.Aos quatro meses e dois dias, foi iniciada a sua participação nas exposições, tendo como palco, a Exposição Nacional do Kennel Club de Botucatu, julgada pelos excelentes árbitros :


Kirimau de Samor

 Dr. José Pedutti Neto e Aníbal Nascimento, os quais o agraciaram como melhor da raça e reserva da raça, respectivamente. Daí para a frente não parou mais... foram várias raças, reserva de raça, classificações em grupo, classificações em final de exposições, inclusive vencendo dois festivais consecutivos em 87 e 88, na raça.

Nossa primeira fêmea (matriz), foi um presente dos amigos Fábio, Aguilar e Jane, proprietários do Canil Bataca, foi "FLAGRA DO BATACA", que seguiu os mesmos passos do Quirimau, onde as conquistas também foram muitas.Do primeiro e único cruzamento QUIRIMAU X FLAGRA, nasceram 10 lindos filhotes:Ariana, Aruana, Apeúna, Axé, Arauana, Aboré, Aporé, Aluana, Araúna e Arandu. Infelizmente 5 meses após, perdemos nossa querida Flagra.

Adquirimos então, a "NOITE DE SAMOR" e sua filha "SACANGA DE SAMOR", carinhosamente apelidada de SURA.Da cobertura QUIRIMAU X SURA. lindos exemplares se destacaram. como : Fada, Fauna, Feitiço, Cigano, Drago, Flagra II, Dragão, Dany, entre outros. Mas na nossa concepção, era pouco.Pensando em nos especializar na criação do Fila de cor preta, cobrimos a ARIANA X CAUÊ DO ANGORÔ um macho preto de alta qualidade. Infelizmente dessa cobertura, nasceu somente um filhote preto e macho, o qual demos o nome de ÉBANO DO IPEÚNA que deu início a uma nova fase na nossa criação.FAUNA DO IPEÚNA (propriedade do Canil Lenda dos Filas), foi coberta com o ÉBANO DO IPEÚNA onde foi escolhido como o nosso padreador, o exemplar BORÉ DA LENDA DOS FILAS (da cor preta).Do Canil Corumbá. veio a fêmea IUCA DO CORUMBÁ excelente matriz, que coberta com o BORÉ deu-nos filhotes de qualidade como Rayara, Star. Snoopy, Sabah, Satã, Saga, Rumba, Rayza, Rayra, entre outros.Infelizmente, com o tempo, perdemos nossos amigos Quirimau, Noite, Sura. Ariana, Iuca e Boré, mas seus filhos continuam a elevar o nome do Canil Ipeúna, como a Rayara, a Queen e o Snoppy que permaneceram conosco.


Sacanga de Samor