PADRÃO COMENTADO DA RAÇA FILA BRASILEIRO

O Padrão da raça, não é apenas um amontoado de regras que qualificam ou desqualificam um cão em uma exposição, é antes de mais nada, um objetivo, uma meta.
Compreendendo o Padrão de uma determinada raça, você terá condições de selecionar na sua criação, dentre os animais que mais lhe chamam sua atenção, àqueles que podem se aproximar mais do padrão, assim representando uma real qualidade na sua criação.

Abaixo você encontrará o Padrão Oficial do cão da raça Fila Brasileiro editado pela CBKC em 10/04/1994, seguido de um comentário que visa facilitar o sua interpretação sobre o mesmo.

Os textos em cor verde, referem-se ao texto original do padrão, os textos em azul são os comentários e os textos em vermelho são as descrições dos erros/defeitos acusados pelo padrão oficial.

Em alguns tópicos do padrão, você encontrará fotos que tem o objetivo único de exemplifica-los, não querendo com isto fazer apologia a este ou aquele cão. Pois em nosso entendimento, não existe o cão perfeito, quando este aparecer, o padrão deverá ser modificado afim de se ter novas metas  na criação.

......
...
...