1 - APARÊNCIA GERAL :

Raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada à uma massa, grande agilidade concentrada e facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciando-se, nitidamente dos machos.

COMENTÁRIO :

Os cães molossos identificam-se pelo destaque craniano, ou seja, a largura do crânio aproxima-se do seu comprimento (braquicéfalo), orelhas grandes, grossas, caídas lateralmente, focinho largo, forte, profundo, massudo, dando a impressão de grande, sempre proporcional ao crânio, lábios grossos pendentes. Uma cabeça grande, pesada, maciça, sempre em harmonia com o tronco (corpo). Tronco forte, largo e profundo, dando a impressão de grande força concentrada, pronta a ser desencadeada, porém, não lhe anula a agilidade, a leveza, os movimentos livres, ágeis e ritmados. 

Ossatura poderosa, harmoniosa, proporcional e compacta. As fêmeas exibem feminilidade bem pronunciada, diferenciando-se, nitidamente dos machos.

A figura do Fila, é determinada pela altura da cernelha mais 10%. Portanto o comprimento é superior à altura, isto é, retangular. Tórax mais longo que o abdômen; não deve parecer comprido, deve parecer compacto. A harmonia deve estar presente em todo o corpo: volume da cabeça, diâmetro do pescoço, grandeza do ombro, massa, ossatura, devem revelar o sexo à longa distância.

DEFEITOS :

Crânio estreito, orelhas pequenas, implantação alta, focinho curto, lábios superiores curtos, ossatura leve, figura quadrada, curta e alta, desarmoniosa, pernas curtas, pernaltas,  presença de rugas no crânio, estando em repouso, falta de substância (massa), movimentação pesada, dura, sem molejo, abaixo do mínimo de altura, ausência de pele solta, acima do máximo de altura, covardia, garupa mais baixo que a cernelha, dorso carpeado, dorso selado, olhos redondos e azul, orelhas e cauda operadas, stop pronunciado, marcação em branco que excedam a ¼  do geral, garupa muito estreita, peito pouco profundo.

A delicadeza da cabeça e da ossatura denunciam feminilidade nos machos.

Ausência dos testículos nos machos.

destacar qualquer parte sobre as demais. A harmonia deve estar presente em todo o corpo : volume da cabeça, diâmetro do pescoço, grandeza do ombro, massa, ossatura, devem revelar o sexo masculino do animal, mesmo a um observador à distância. A delicadeza da cabeça, da ossatura, denuncia feminilidade.