9 – CABEÇA : 

Grande, pesada, maciça, sempre em harmonia com o tronco. Vista de cima, o aspecto é periforme, inscrito num trapézio. Vista de perfil, o crânio e o focinho devem guardar a proporção aproximada de 1:1, sendo o focinho ligeiramente menor que o crânio.

COMENTÁRIO :

Em toda e qualquer raça, o capítulo mais importante é o da cabeça. No Fila não é diferente. No padrão diz : grande, pesada e maciça, mas não autoriza exageros. Deve estar sempre em harmonia com o tronco, de modo nenhum atrair a atenção do observador. Se alguma se sobressair, há erro ou dela ou do restante. Se um Fila tem uma cabeça que se sobressai muito, ou ela é grande demais para aquele corpo, ou o corpo é fraco demais para a cabeça. No fila, grande e pesada, deve ser entendido no sentido de nunca parecer pequena e leve, mas harmoniosa com o tronco, principalmente nos machos.

A relação cabeça e focinho, este deve ser ligeiramente menor do que o crânio, aguardando uma proporção de 1:1.  O padrão exige que se mantenha a proporção citada. A orelha deve ser e parecer grandes e pesadas, pendentes, em forma de “V”, largas na altura da linha média dos olhos, quando em repouso. Seu tamanho, deve ser considerado em relação à cabeça. 

O stop é praticamente inexistente, visto de frente, é baixo e inclinado. 

DEFEITO

Cabeça estreita, pequena, muito grande destacando do todo, focinho curto, focinho mais comprido do que o crânio, focinho estreito, occipital embutido, orelha alta, pequena e fina, de inserção alta, stop alto, crânio estreito, planos.