2 – CARÁTER E TEMPERAMENTO :

Dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracteriza-se pela aversão a estranhos. De comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos, É inexindível guarda da propriedade dedicando-se, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.

COMENTARIO:

O Fila e  um cão dotado de coragem, determinação e valentia. Não oculta sua  aversão  a estranhos, nem sua meiguice, obediência e fidelidade ao dono e sua família, dócil com os de casa. Extremamente tolerante com as crianças, procura com insistência a companhia do dono. De comportamento sereno revelando confiança e segurança. Excelente cão de guarda, exímio cão boaideiro. Sua expressão e de determinação.

DEFEITO:

Animais medrosos, cauda entre as pernas, olhar aflito, covardia, sensibilidade negativa ao tiro, nervosismo exagerado, temor procurando a proteção do dono.